Apresentação
Distante 582 Km da capital, seu povoamento iniciou-se em 1929, quando famílias vindas do Rio Grande do Sul estabeleceram-se na região em busca de uma melhor condição de vida.
Acabaram encontrando erva-mate e madeira em abundância, esta última sendo responsável pela economia da cidade no período de colonização.
No ano de 1951, a colônia foi elevada à distrito e em 06 de outubro de 1961 foi emancipada politicamente.
Hoje, a cidade possui uma extensa diversidade de produtos como base de sua economia.
Entre elas, encontram-se a agropecuária, a indústria moveleira, a avicultura, a suinocultura e a produção de grãos e de leite.
Já a origem do seu nome veio de uma homenagem que Ernesto Bertaso fez ao Coronel José de Freitas, considerando-se que na década de 40 o local abrigava um destacamento militar.
Dados do Município
Região Turística: Grande Oeste
Área: 233.968 km (IBGE/2016)
População: 9940 habitantes (IBGE/2019)
Latitude: 26°54\\’3
Longitude: 52°42\\’1
Altitude: 375 m
Cidades próximas: Cordilheira Alta, Xaxim, Lajeado Grande, Marema, Quilombo, União do Oeste, Águas Frias, Nova Itaberaba.
Grande Oeste
Com paisagem campeira, parques ecológicos, cascatas, corredeiras e cânyons, a região é um convite à prática do ecoturismo e aos amantes das belezas naturais. As estâncias de águas termais, as propriedades de águas termais, além da cultura indígena caigangue completam o cenário desta região que é o maior centro agroindustrial de Santa Catarina e constitui-se na maior parte por municípios com menos de 10 mil habitantes.
IDMS de Coronel Freitas
Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável
0.0000
Guia de Serviços
Borracharia, oficinas, clínicas, farmácias, imobiliárias, guias de turismo, telefones úteis, etc… Conheça o guia completo de serviços de Coronel Freitas.
Localização
O acesso pode ser realizado a partir da SC-468.
O Aeroporto mais próximo é o situado no município de Chapecó, distante cerca de 25 km do Município de Coronel Freitas.